agricultura

a agricultura

A agricultura é uma atividade que procura a obtenção de alimentos de qualidade, recorrendo a técnicas que garantam a sua sustentabilidade, preservando o solo, o meio ambiente e a biodiversidade, privilegiando a utilização dos recursos locais e minimizando o recurso a produtos químicos de síntese e adubos facilmente solúveis.

Contudo, para que se consiga produzir alimentos em quantidade suficiente para a população mundial existente sem que se coloque em risco a segurança alimentar, torna-se necessário produzir alimentos em maior quantidade visando, naturalmente, também, a qualidade e recorrendo a fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos apenas se necessário e de forma controlada oficialmente pelas autoridades competentes de cada estado-membro, na União Europeia.

De notar, todavia, que sem os referidos fatores de produção, não seria possível alimentar metade da atual população mundial e, mesmo assim, cerca de 9% da população mundial vive ainda em pobreza extrema.

A produção de alimentos na União Europeia é totalmente controlada pelas autoridades competentes, para que apenas sejam colocados no mercado os alimentos seguros para a saúde dos consumidores.

A escolha entre diferentes métodos de produção depende dos objetivos do agricultor e das condições locais, sendo a adoção de boas práticas essencial para uma agricultura sustentável.

As boas práticas incluem uma monitorização rigorosa, o controlo de pragas e de doenças e o uso responsável de fatores de produção.

 Em alguns casos é possível recorrer a uma maior área de produção permitindo um crescimento das culturas com menor densidade/ha. No que toca a boas práticas, elas incluem a rotação de culturas, conservação do solo e práticas orgânicas para manter a saúde do ambiente.