agricultura

Que medidas podemos implementar para reduzir a pegada de carbono na agricultura

 

Com o objetivo de garantir que a agricultura europeia se adapte às alterações climáticas e contribua para a mitigação dos seus efeitos, em linha com a ambição de alcançar a neutralidade carbónica até 2050, destacam-se três medidas concretas:

 

  1. Transição para práticas agrícolas sustentáveis, como a agricultura de conservação, que protege os solos e aumenta a capacidade de sequestro de carbono.
  2. Redução do uso de pesticidas e fertilizantes químicos, promovendo a biodiversidade e melhorando a saúde dos ecossistemas.
  3. Promoção de inovações tecnológicas e soluções baseadas na natureza, que permitem aos agricultores melhorar as produtividades individuais das espécies agrícolas e pecuárias, bem como melhorar a sua capacidade de resiliência às novas condições climáticas e otimizar a utilização dos recursos.

     

     

    Research Center in Biodiversity and Genetic Resources, InBIO Associate Lab, Campus de Vairão, University of Porto, 4485-661 Vairão, Portugal

    BIOPOLIS Program in Genomics, Biodiversity and Land Planning, CIBIO, Campus de Vairão, 4485-661 Vairão, Portugal

    Department of Geosciences, Environment and Landscape Planning,  Faculty of Sciences, University of Porto, 4099-002 Porto, Portugal