alimentação/ nutrição

A RODA DOS ALIMENTOS E A IMPORTÂNCIA DA DIETA MEDITERRÂNEA

A Roda dos Alimentos é um guia valioso para uma alimentação equilibrada, destacando a importância de variar os grupos alimentares e controlar as porções. Logo, criar refeições ricas em nutrientes essenciais.

A dieta mediterrânea, inspirada nos padrões alimentares de países como Portugal, Grécia, Itália e Espanha, está por isso particularmente ao alcance da nossa tradição cultural, sendo um exemplo notável de alimentação saudável, equilibrada e variada.

Esta dieta é conhecida por ser sustentável e ter um ótimo perfil nutricional que aumenta a longevidade e minimiza a morbilidade, prevendo a preparação e a partilha de alimentos como pedras angulares intrínsecas.

Baseia-se em alimentos frescos e naturais, incluindo frutas, legumes, azeite, carne, peixe, lacticínios, grãos integrais, frutos oleaginosos, sementes, leguminosas secas e frescas, ervas e especiarias.

Existem variadíssimos benefícios da dieta mediterrânea para a saúde, nomeadamente: a redução do risco de doenças cardiovasculares, o controlo do nível de açúcar no sangue, a redução do risco de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, a promoção da longevidade e uma melhor qualidade de vida.

A satisfação das necessidades nutricionais é fundamental mas também a partilha de refeições é uma parte central da civilização humana e das culturas alimentares em todo o mundo, pelo que, se torna fundamental combinar  a roda dos alimentos com os princípios da dieta mediterrânea.

Uma dieta equilibrada é construída em torno da diversidade de alimentos. Cada grupo alimentar desempenha um papel vital em fornecer os nutrientes essenciais que o nosso corpo necessita.

Alimentos de origem animal (carne, peixe e ovos)
A carne, o peixe e ovos, são fonte de proteínas, fornecendo aminoácidos essenciais para o crescimento e reparação dos tecidos.

De sublinhar a importância da carne na sua composição rica em ferre heme e vitamina B12 (encontrasse especialmente em alimentos de origem animal).

Legumes e vegetais
São ricos em vitaminas, minerais e fibras.

Ajudam a manter o corpo saudável, regula o sistema digestivo, fortalece o sistema imunológico.

Cereais e grãos
Ricos em nutrientes como o ferro, fonte de fibras.

Fornecem energia na forma de carboidratos complexos, beneficiam a saúde intestinal, reduzem o risco de doenças crônicas.

Laticínios
Oferece aminoácidos essenciais, rico em cálcio.

Essencial para a saúde óssea e dentária, melhoram a saúde digestiva.

Frutas
São ricas em vitaminas, antioxidantes e fibras.

Promovem a saúde do coração, sistema imunológico, beneficiam a saúde da pele, promovem a saúde ocular.

 

  • A roda dos alimentos e a importância da dieta mediterrânea.

 

  • Combater o desperdício: uma questão de consciencialização

 

  • Nutrição e prevenção: a relação entre alimentação e saúde.