ambiente

POLUIÇÃO AMBIENTAL

Poluição ambiental “humana” vs criação de animais.

A poluição ambiental, causada em grande parte por atividades humanas, é uma preocupação global crescente, afetando a qualidade do ar, da água e do solo.

Ao mesmo tempo, a criação de animais também contribui para a poluição, devido às emissões de metano, dióxido de carbono e resíduos da pecuária, os quais acabam por ter menos impacto face à implementação das Boas Práticas que têm vindo a acontecer neste setor.

No entanto, é essencial reconhecer que ambas as fontes de poluição têm impactes significativos no meio ambiente, mas as dimensões variam.

A poluição humana, incluindo a queima de combustíveis fósseis e a produção industrial, é a principal causa das mudanças climáticas e da degradação ambiental em larga escala.

Apesar da criação de animais poder contribuir para a poluição, desde sempre teve participação na economia circular (ver no capítulo Criação de Animais, tópico Eficiência Produtiva) e tem vindo a adotar importantes práticas sustentáveis, como a gestão de resíduos e redução de emissões. Logo minimizar seu impacte, e, concomitantemente, recorrer ao melhoramento genético com vista a conferir, nomeadamente, maior eficiência alimentar aos animais e maior resistência às doenças.

Equilibrar as preocupações ambientais com as necessidades alimentares é um desafio, mas pode ser alcançado por meio de medidas responsáveis e conscientes em ambas as frentes, com base no crescente conhecimento científico.